Impactos do clima reduzem estimativas de produção do agro e descubra como otimizar gestão da lavoura
Como resultado dos impactos do clima, Conab estima safra de grãos quase 7 milhões de toneladas menor. Veja também como otimizar a gestão de sua propriedade e outras notícias do agro18 de julho de 2022 /// 3 minutos de leituraEm várias regiões do Brasil, o clima tem preocupado novamente os agricultores. Na região do Matopiba, especialmente nos estados de Tocantins e na Bahia, e em Minas Gerais, o excesso de chuvas tem prejudicado as operações e causado alagamento em diversas áreas. Já nos estados do Mato Grosso do Sul, e no sul do Brasil, a seca castiga os produtores rurais há semanas, e as perdas já começam a ser calculadas. No Mato Grosso e em outras regiões produtoras, não há impactos significativos até o momento.
As condições mais críticas para o agro são as da região Sul. No Rio Grande do Sul, a federação das cooperativas agropecuárias do estado (Fecoagro/RS) calcula perdas na ordem de 19,8 bilhões de reais. No Paraná, os prejuízos ficaram estimados em 24 bilhões de reais, segundo a Secretária de Agricultura do Estado.
Augusto Oliveira, agente de geração de demanda na Bayer - via Grupo Pitangueiras, em São Mateus do Sul, PR, comenta que a soja vem se tornando uma cultura de segurança para o produtor rural porque ela proporciona rusticidade, aguentando as intempéries climáticas, e devido à sua lucratividade. "Hoje, o maior desafio do agricultor é o planejamento de safra, e esta falta de produto que todos vêm falando será o maior desafio durante essa safra", acrescenta.
Como consequência dos diferentes impactos do clima no agro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgou no dia 11 de janeiro uma nova estimativa para a safra brasileira de grãos 2021/22. No relatório, o órgão reduziu em a produção total 6,7 milhões de toneladas em relação ao mês passado, agora estimada em 284 milhões de toneladas. As principais mudanças vieram para as culturas do milho, que teve queda de 4,2%, e da soja, que deve entregar uma produção 1,6% menor que o estimado em dezembro.
O professor Marcos Fava Neves fala sobre os impactos que estes números podem representar para o mercado. "Já foram perdidas, de acordo com a Conab, quase 7 milhões de toneladas. Isso, somado ao preço e ao custo da plantação, é uma notícia ruim. Vai impactar a produção de carnes e a inflação."
E você, produtor, sabe o que esperar do verão e outono de 2022 em relação ao clima? Será que a ocorrência do fenômeno La Niña até o outono vai aumentar a estiagem na cultura do milho? E quais as dicas para lidar com este desafio? Essas e outras respostas você poderá acompanhar na 1ª Live do Clima Bayer em 2022.
A transmissão acontecerá no dia 19 de janeiro, às 20 horas (horário de Brasília) e será apresentada pelo agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos. Para participar é só acessar o Espaço Bayer. Aproveite a oportunidade, tire suas dúvidas e antecipe as ações para proteger a sua lavoura!
Como fazer o planejamento e gestão do seu negócio
Fazer o planejamento e a gestão do seu negócio pode ajudar em situações adversas, como essas com o clima.
Ismael Blum Menezes, sócio-proprietário da MD Commodities, de Londrina, PR, comenta sobre o que deve acontecer com o mercado do agro em 2022.
Ele explica que a retomada da indústria tem afetado a cadeia de suprimentos como um todo, o que impactou fortemente nos preços dos insumos agrícolas, como fertilizantes e defensivos. Segundo ele, pelo menos até meados de 2022, deve ocorrer um movimento de acomodação em alguns setores do agronegócio.
Em relação aos preços das commodities, ele destaca que houve uma alta bastante expressiva, principalmente no mercado de soja, milho e algodão. "Este é um momento de aproveitar essas possibilidades, fazer a trava da sua produção, do volume que você tem para vender, e fazer a quitação não apenas dos custos, mas também remunerar a atividade que você exerce. A recomendação é fazer a gestão de risco e aproveitar porque ainda são preços bastante remuneradores aos produtores", completa Menezes.
Oportunidades imperdíveis para você, produtor
Atenção, produtor de soja! Quer viajar para o vale do silício? Ou quem sabe para a Alemanha? E que tal ganhar uma caminhonete 4x4 cabine dupla a diesel? Então não perca as inscrições para o concurso de produtividade da plataforma Intacta 2 Xtend, o Liga i2x, que foram prorrogadas até o dia 18 de fevereiro. O concurso irá premiar as melhores produtividades em soja, com cultivares Intacta 2 Xtend e Xtend Refúgio. Os produtores podem se inscrever nas categorias Plantio Irrigado”, “Plantio Sequeiro”, “Refúgio” e “Kam”. Será premiado 1 produtor por categoria, para cada estado. Já os agricultores que disputarem a categoria “delta”, que é a diferença de produtividade entre cultivares da Intacta 2 Xtend e a biotecnologia atual do mercado, irão concorrer à uma viagem para a Alemanha, sendo também um vencedor por estado. Além disso, o grande campeão nacional dessa categoria vai receber 1 caminhonete 4x4 cabine dupla à diesel. Procure o seu RTV local e faça já a sua inscrição! A lista com o contato dos RTVs de cada região está disponível no site da plataforma Intacta2 Xtend.
Mais notícias de destaque do agro
A demanda por crédito rural cresceu 30% no 2° semestre de 2021. No total, os produtores brasileiros contrataram 159,7 bilhões de reais (fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Nas exportações, as frutas brasileiras bateram recorde em 2021, com 1,2 milhão de quilogramas comercializados, uma alta de 18% (fonte: Secretaria de Comércio Exterior).
Outra notícia de destaque são as vendas externas de carne bovina, que caíram 7% no ano passado, resultado do embargo chinês. No total, o volume exportado somou 1,8 milhão de toneladas. Já as receitas, foram 9% maiores, com 9,2 bilhões de dólares arrecadados (fonte: Secretaria de comércio exterior). Confira também as cotações do agro para a soja, o milho, o algodão e o café.
Já para a próxima semana, o DoutorAgro recomenda ficar de olho no clima, na economia e no câmbio, na colheita e, por fim, no plantio da nova safra.
Agradecemos a companhia e esperamos por você no próximo programa. E lembre-se de se inscrever em nosso canal, ativar as notificações e deixar o seu comentário. Até semana que vem!